quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Dia Internacional dos Direitos Humanos
No seguimento da iniciativa “Levanta-te e actua, pelos objectivos do milénio” e com o apoio da Amnistia Internacional e da ORBIS – Cooperação e Desenvolvimento, a disciplina de EMRC organizou uma exposição durante a última semana do primeiro período.
A exposição consistia numa mostra de fotografias retratando a realidade de 5 países (Angola, Brasil-Amazónia, Guiné, Moçambique e Timor) contrapondo essas realidades com os objectivos do milénio.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
SÃO OS PEQUENOS GESTOS QUE FAZEM OS GRANDES HERÓIS
O acréscimo de 19% em relação a Dezembro do ano passado, revela a enorme adesão tanto por parte do público, expressa nas quantidades doadas, como dos voluntários que quiseram colaborar.
Gouveia também participou nesta que é a maior acção de voluntariado organizada em Portugal. Cerca de 40 alunos de EMRC das Escolas Secundária de Gouveia e EB 2, 3 de Vila Nova de Tazem fizeram parte dos cerca de 20.000 voluntários que disponibilizaram algum do seu tempo durante o fim-de-semana para participar na campanha de recolha. Aos alunos de EMRC coube a tarefa de procederem à recolha nas instalações do Intermarché de Gouveia, e ainda nas instalações do novo LIDL de Gouveia. Sabemos ainda que outros alunos também colaboraram na recolha no Supershop e nas Lojas Sempreviva. Contribuindo deste modo para as mais de 39 toneladas de alimentos recolhidas pelo Banco Alimentar da Cova da Beira.
A dedicação, generosidade, empenho e profissionalismo de todos os HERÓIS que participaram na Campanha do Banco Alimentar, permitiu recolher 1.905 toneladas de alimentos. Graças aos pequenos gestos que fazem todos os dias, serão ajudadas mais de 245 mil pessoas com carências alimentares comprovadas.
Bem hajam.
sábado, 15 de novembro de 2008
TESTEMUNHOS VIVOS
Nas vésperas de partir para Moçambique, o Padre Carlos Jacob, Missionário de S. João Baptista, aceitou o convite do docente de E.M.R.C. para, na Escola, mostrar um pouco a acção missionária em Murrupula. O convite foi lançado em virtude de no ano lectivo transacto os alunos de E.M.R.C. participarem, generosamente, numa campanha de solidariedade que visava o apadrinhamento de crianças na missão da qual o Padre Jacob é responsável acerca de dez anos. Esse donativo foi-lhe entregue no decorrer da sua partilha de vida. É um pequeno gesto dos alunos que contribuíram para o melhorar da situação de algumas crianças e jovens que pretendem estudar e não têm nem metade das possibilidades dos alunos europeus. Cinco Turmas deixaram as suas salas de aula para se dirigirem ao auditório e aí, usufruírem de uma aula diferente. Após uma breve apresentação em PowerPoint os alunos situaram a missão no mapa de Moçambique e ficaram a par da situação em que este país se encontra. Posteriormente visualizou-se um pequeno documentário sobre a missão. Neste, foi possível verificar as linhas de acção que orientam o trabalho do Padre Jacob: alimentação, educação, saúde, e evangelização. Primeiro alimentar bocas e depois o espírito. Ao mesmo tempo mostrou como, neste momento, se procura transmitir às gentes da missão, que todos podem contribuir com algo para ajudar o próximo, nem que seja com o próprio trabalho. Graças ao papel dos missionários e à generosidade de quem está do lado de cá, já se construíram jardins-de-infância, escolas e se melhorou as instalações e a “dispensa” do único hospital do imenso distrito de Nampula. No final deixou um apelo aos nossos alunos: “valorizem o que têm”. Quando chegou a Moçambique enviou um e-mail para os amigos onde afirma: “Agradeço aos que comigo se lançaram nesta tarefa colossal de construir um mundo sem fronteiras, uma vida sem fomes, nem sedes de justiça. Os gestos recebidos de tantos benfeitores que vão engrossar a estrada da solidariedade dizem-me que não estou só e que vale a pena dar-se aos outros”.
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
ESCOLAS MANIFESTAM-SE CONTRA A POBREZA
Portugal voltou a aceitar o desafio de, literal e simbolicamente, Levantar-se Contra a Pobreza e pelos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.
Iniciativa que contou com a participação da Escola EB 2, 3 de Vila Nova de Tazem (numa parceria da disciplina de Geografia e de EMRC) contribuindo deste modo para se alcançar o magnífico resultado de 93.707 Pessoas que em Portugal se levantaram contra a Pobreza recusando a indiferença.
O "Levanta-te e actua contra a Pobreza e pelos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio" é um apelo global para que as pessoas se levantem exigindo que os seus governos cumpram as promessas de acabar com a pobreza extrema e que se alcancem os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) até 2015.
A edição de 2008 teve início à meia-noite de 17 de Outubro, dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e terminou às 23h59 do dia 19.
Portugal voltou a ser o país que percentualmente mais gente mobilizou em toda a Europa. A nível mundial, um novo recorde do Guinness foi estabelecido com 116.993.629 pessoas.
Mas esta causa vai muito mais além da renovação do recorde do Guinness. Tamanha mobilização é acima de tudo uma demonstração clara do impacte que pode ter uma acção local e global da sociedade civil.
As mais de cem milhões de vozes recordaram aos líderes mundiais que a cada dia que passa 50 mil pessoas morrem de pobreza extrema e o fosso entre ricos e pobres é cada vez maior.
Foi um momento alto na consciencialização de tanta gente, demonstrando uma grande força organizativa para amplificar um pedido claro: Que se alterem e melhorem as políticas sociais, económicas e culturais no mundo, porque cerca de metade da população mundial vive em situação de pobreza.
Voltamos a lançar o desafio para que a erradicação da Pobreza seja uma preocupação diária, que não se esgote mas se inspire no dia 17 Outubro, que pró-activamente nos continuemos a unir e a contribuir de uma forma sustentável para que toda a gente tenha uma vida digna e independente.
Muito Obrigado a todos e todas que participaram e continuam a acreditar que é possível ir tornando o mundo num local melhor.
"Somos a Primeira Geração Capaz de Erradicar a Pobreza"
domingo, 22 de junho de 2008
terça-feira, 10 de junho de 2008
Em tempos que já lá vão...
segunda-feira, 2 de junho de 2008
Jesus Cristo Superstar baseia-se na vida de Jesus Cristo através dos olhos de Judas. Quando foi produzido pela primeira vez ainda não era uma peça. Jesus Cristo Superstar era um álbum, que depressa alcançou os maiores tops de venda. O álbum surgiu porque Webber e Rice não arranjaram financiamento para o levar para o palco. Mas, devido ao seu sucesso, rapidamente tal aconteceu. Em 1973, Jesus Cristo Superstar passou para as telas do cinema, transformando-se num enorme êxito que apaixonou corações.
Relevante e intemporal, Jesus Cristo Superstar é o musical inspirado na maior história de todos os tempos e, nos nossos dias, mais actuante e revolucionária do que no tempo em que pela primeira vez subiu ao palco. O século XXI trouxe-nos o Terrorismo, a hegemonia dos Estados Unidos da América (a nova Roma do tempo de Cristo), o mundo super-capitalista e os fundamentalismos religiosos árabes. A ideia de contar a história de Cristo, identificando-a com as grandes audiências de agora, é revolucionária.
Foi este musical que os alunos do Clube de Teatro tiveram oportunidade de assistir no dia 31 de Maio, no Teatro Politeama, em Lisboa.
domingo, 18 de maio de 2008
Visita ao Museu da Miniatura Automóvel
Foi esta “viagem” que os alunos do 5º B tiveram oportunidade de efectuar no passado dia 16 de Maio, deslocando-se a Gouveia, acompanhados pelo Professor de E.M.R.C., e aí puderam desfrutar deste mundo da miniatura automóvel.
Depois da visita pelas mais de 2000 miniaturas, sempre com a preciosa explicação do técnico do Museu, Sr. Brito, foi tempo de ver algumas miniaturas em acção numa pista para o efeito, onde os alunos puderam assumir o comando e pilotar estas pequenas maravilhas.
Era chegada a hora do regresso à escola, trazendo na bagagem o desejo de um dia regressar com mais tempo e então poder desfrutar mais demoradamente deste belo espaço de Gouveia.
terça-feira, 6 de maio de 2008
Campanha de Primavera - BANCO ALIMENTAR
A campanha que apelou uma vez mais à solidariedade de todos os portugueses, registou uma extraordinária adesão, mostrando que aqueles compreenderam que basta uma pequena contribuição sua para em conjunto poderem contribuir para acudir às carências de quem precisa de ajuda para se alimentar. Esse foi, aliás, precisamente o sentido da mensagem publicitária relativa à campanha: "O Banco Alimentar precisa do herói que há em si".
17.700 voluntários disponibilizaram algum do seu tempo durante o fim-de-semana para participar na campanha de recolha. Tarefas como a recolha nos estabelecimentos comerciais, o transporte, pesagem e separação dos produtos, foram integralmente asseguradas por voluntários, confirmando assim a adesão entusiástica ao projecto dos Bancos Alimentares Contra a Fome. Os géneros alimentares recolhidos serão distribuídos a um total de 1.554 Instituições de Solidariedade Social e por via destas a mais de 232 mil pessoas com carências alimentares comprovadas.
Campanha que contou uma vez mais com os alunos de E.M.R.C. que se disponibilizaram dando um pouco do seu tempo para no Intermarché de Gouveia contribuírem para as mais de 33 toneladas (33072) de alimentos recolhidas pelo Banco Alimentar da Cova da Beira.
Aos voluntários e a todos quantos colaboraram, o nosso obrigado!
domingo, 4 de maio de 2008
FEIRA DE PLANTAS
Uma flor é algo que a mãe sempre aprecia, pelo que a comunidade escolar teve a tarefa facilitada não precisando de se preocupar muito com a prenda a oferecer à mãe, tendo à sua disposição uma grande variedade de plantas que certamente fizeram as delícias dessas grandes senhoras que por nós são capazes de dar a própria vida.
O grande objectivo visou angariar fundos para colaborar com os alunos do 7º A, no apadrinhamento de uma criança moçambicana, da Missão de Nossa Senhora das Graças (Murrupula). O restante dinheiro será empregue em actividades dirigidas aos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica.
O nossos agradecimentos a todos quantos connosco colaboraram.
domingo, 16 de março de 2008
XI Encontro Inter-Escolas de Alunos de E.M.R.C.
A saída da Escola aconteceu por volta das 9 horas, dando-se assim início a uma viagem muito divertida, onde se cantaram canções e não só(!) para que a viagem não fosse tão aborrecida e para que todos começassem bem o dia.
À chegada e depois da concentração dos alunos oriundos de inúmeras escolas da Diocese da Guarda, assistiu-se a uma cerimónia de boas-vindas, na Igreja de S. Miguel, presidida pelo Sr. Bispo da Guarda, D. Manuel Felício. Uma cerimónia bonita e cheia de animação, com muitas canções e algumas orações.
Depois foi tempo para uma ligeira caminhada até ao Parque da Cidade, onde primeiro que tudo, foi tempo de esvaziar farnéis, alimentando-nos e preparando o corpinho para as actividades que se aproximavam.
Aquele parque era lindo! Muito grande, e tinha um lago muito giro! Quando acabaram de almoçar, muitos foram dar um passeio para apreciar a paisagem.
Logo em seguida, foi dado início às actividades: Karting, escalada, matraquilhos humanos, corridas tradicionais… foi espectacular!
Mas como tudo o que é bom acaba depressa, às três horas era posto fim às actividades, para dar lugar à concentração de todos, para algumas fotografias e agradecimentos, e naturalmente, para a despedida.
Estavam todos eufóricos! Toda a gente gritava bem alto o nome da sua escola e, os professores, aproveitavam para tirar mais algumas fotos naquele momento em que estavam todos tão contentes.
Já um pouco cansados, os alunos regressaram à Escola, onde chegaram por volta das 17 horas.
Todos adoraram! Foi um dia inesquecível!
Catarina Baptista, 7º B
sexta-feira, 14 de março de 2008
Os Emereques no Peddy Paper
quarta-feira, 5 de março de 2008
Semana da E.M.R.C. 2008
sexta-feira, 4 de janeiro de 2008
Actividades
A Festa de Natal da nossa escola foi o culminar de alguns meses de preparação para um grupo de alunos que frequentam o Clube de Teatro, com o Professor Jorge Ferreira.
Este grupinho precisava de uma peça de Natal para apresentar à comunidade escolar, depois de alguma procura, quase como um presente de Natal, eis que o Sr. António Vilela nos presenteou com uma peça de sua autoria intitulada “A Prenda”.
Esta peça que narra duas vivências do Natal, uma mais faustosa e uma outra mais humilde, de duas crianças órfãs, entregues a si próprias e que na singeleza dos seus sentimentos, os seus desejos nesta quadra festiva se centram no anseio de ter uma família.
Alguns ensaios, texto decorado, a preciosa ajuda do autor, preparação do cenário, e eis que a Festa de Natal era chegada, e com ela a prova de fogo.
A Joana, o Diogo, a Irene, a Marília, a Elisabete, a Flávia, a Soraia e a Carolina subiram ao palco do Centro Cultural de Vila Nova de Tazem, representaram os seus papéis e, no final, ficou o sentimento de missão cumprida. A julgar pelos aplausos, o público gostou e nós também gostámos de ter levado ao palco esta peça.
Obrigado a todos quantos connosco colaboraram!
Clube de Teatro